A número 1 do ranking da WTA, a polonesa Iga Swiatek, se classificou para a final de Roland Garros ao derrotar nesta quinta-feira a russa Daria Kasatkina por 2 sets a 0 (4-2 e 6-1), em pouco mais de uma hora.

Campeã em Paris em 2020, Swiatek, que chegou a 34 vitórias consecutivas, lutará por mais um título no torneio com a americana Coco Gauff, que bateu a italiana Martina Trevisan.

A jogadora polonesa, que completou 21 anos na última terça-feira, venceu os cinco torneios que disputou nesta temporada (Doha, Indian Wells, Miami, Stuttgart e Roma).

Na semifinal de hoje, ela conseguiu mais que o dobro de bolas vencedoras de Kasatkina (22-10) e cometeu quase metade dos erros não forçados (13-24).

Outro ponto chave da partida foi o serviço da russa, que só marcou 44% dos pontos com seu primeiro saque, contra 79% de aproveitamento de Swiatek, que conseguiu cinco quebras na partida.

“Tento jogar cada jogo da mesma forma, porque se fico pensando que é o jogo mais importante da temporada até agora acabo muito estressada”, admitiu a líder do ranking da WTA depois da partida.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Depois do título em 2020, Swiatek chega a sua segunda final de Roland Garros, tendo perdido apenas um set ao longo do torneio.

Sua adversária será a americana Coco Gauff, que aos 18 anos chega a sua primeira decisão de Grand Slam na carreira.

Gauff também se tornou a finalista mais jovem de um Major de tênis desde que a russa Maria Sharapova foi campeã em Wimbledon aos 17 anos em 2004.

Em pouco tempo de carreira, a americana já apresentou bons resultados nos torneios mais importantes do circuito, chegando às quartas de Roland Garros no ano passado e nas oitavas de Wimbledon em 2019, quando tinha apenas 15 anos.

Na semifinal contra Trevisan, ela se mostrou consistente e cometeu apenas 20 erros não forçados, contra 36 da italiana, para fechar o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-1, em quase uma hora e meia de partida.

“Agora me sinto um pouco em choque. Não sabia como reagir depois do jogo. Fiquei sem palavaras”, disse a americana em entrevista depois da vitória.

Iga Swiatek e Coco Gauff se enfrentam na final de Roland Garros no próximo sábado, às 10h00 (horário de Brasília).

mcd/psr/cb


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias