Suspeito do assassinato de Khashoggi é preso na França

PARIS, 7 DEZ (ANSA) – Khalid al-Otaibi, um suposto membro da equipe que assassinou o jornalista saudita Jamal Khashoggi em 2018, foi detido nesta terça-feira (7) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.   

De acordo com fontes judiciais e do aeroporto francês, o suspeito tem 33 anos de idade e é um ex-guarda real da Arábia Saudita. O indivíduo foi detido pela polícia local pouquíssimo tempo antes de embarcar em um voo para Riad.   

A rádio francesa “RTL” informou que Al-Otaibi estava na lista de procurados da Interpol e viajava com seu nome verdadeiro. O homem deverá comparecer perante um juiz nas próximas horas.   

O suspeito poderá voar para a Turquia ou contestar o mandado de prisão e ser colocado sob custódia para aguardar sua extradição.   

A prisão ocorre poucos dias depois do presidente da França, Emmanuel Macron, ter visitado os Emirados Árabes Unidos e conhecido o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, acusado de estar por trás do assassinato do jornalista.   

Khashoggi foi morto dentro do consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia, e seu corpo – que teria sido desmembrado – nunca foi localizado. O ex-colunista do “Middle East Eye” e do “Washington Post” era um crítico ferrenho do regime saudita.   

(ANSA).