Susana Vieira gera polêmica ao vivo no Criança Esperança: ‘Já fui uma criança pobre’

Atriz vira alvo de críticas após piadas consideradas inadequadas durante a atração

Susana Vieira gera polêmica ao vivo no Criança Esperança: 'Já fui uma criança pobre'
Susana Vieira gera polêmica ao vivo no Criança Esperança: 'Já fui uma criança pobre' Foto: Reprodução/TV Globo

Susana Vieira, de 83 anos, se tornou um dos principais assuntos do Criança Esperança 2025, exibido pela Globo na noite de segunda-feira, 27. A atriz protagonizou momentos que geraram ampla repercussão e dividiu opiniões nas redes sociais.

Convidada por Xuxa Meneghel para comentar sua participação no espetáculo, Susana apostou em uma piada que logo tomou conta do X (antigo Twitter). “Acho que participo desde pequena. Eu era uma das crianças pobres que ficavam esperando o PIX… Brincadeira! Estou feliz de estar aqui novamente”, disse ela, em tom descontraído.

A tentativa de humor, porém, não caiu bem. Internautas viram insensibilidade na frase, destacando que usar termos como “criança pobre” e fazer referência a doações justamente em uma campanha de solidariedade com foco na infância destoou completamente da proposta do programa.

Minutos depois, a atriz voltou a ser alvo de comentários ao responder Nicole Bahls, que perguntou qual animal ela escolheria ser caso estivesse em uma “fazenda de celebridades”. Susana disparou: “Um elefante, porque engordaria e ninguém perceberia.”

A declaração foi entendida por muitos como gordofóbica e também recebeu críticas.

Nas redes sociais, o nome da artista rapidamente ganhou destaque entre os assuntos mais comentados, reunindo mensagens de reprovação, memes e até pedidos para que ela deixasse de improvisar ao vivo. Uma usuária resumiu o incômodo do público: “Primeira fala da Susana no Criança Esperança e já virou constrangimento.” Outra completou: “Melhor não deixar a Susana falar no Criança Esperança!”