A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira, 1º, conceder imunidade parcial ao ex-presidente Donald Trump em processos criminais que tramitam na Justiça contra ele. A decisão histórica teve o aval de seis ministros; outros três votaram contra a decisão.

Com isso, a defesa de Trump pode pedir a imunidade e travar os processos que o republicano responde. De acordo com a decisão, a imunidade valerá apenas para atos oficiais.

O julgamento é visto como uma vitória de Donald Trump, que ganha um ‘respiro’ às vésperas das eleições presidenciais. O republicano tenta retornar à Casa Branca em confronto direto com Joe Biden. O pleito está marcado para o dia 5 de novembro.

Os três processos contra Trump na segunda instância devem retornar para os tribunais para a análise da imunidade. Outros processos que correm contra o ex-presidente deverão correr em tribunais inferiores.

Nas redes sociais, Donald Trump comemorou a decisão, o que classificou como uma vitória. A decisão deve livrar o republicano de novos julgamentos neste ano.

“Grande vitória para nossa constituição e democracia. Orgulhoso de ser americano!”, declarou.