Suposto ‘narcossubmarino’ se parte em dois na costa da Espanha

Um submarino supostamente utilizado pelo narcotráfico se partiu em dois nesta quarta-feira (22), enquanto era rebocado por um barco pesqueiro em direção a um porto no noroeste da Espanha, anunciou a Guarda Civil.

O pesqueiro “María Cristina” avistou “uma embarcação semisubmersa” na entrada de um estuário na região da Galícia e procedeu com seu reboque até o porto de Camariñas, após avisar as autoridades, segundo o comunicado.

Enquanto estava sendo rebocado, “o suposto narcossubmarino se partiu em duas partes: a proa, que permaneceu boiando, e a popa, que afundou devido ao seu maior peso”, detalhou a Guarda Civil.

Mergulhadores procuravam os destroços submersos da embarcação para analisá-los. As autoridades não informaram se havia drogas a bordo.

A polícia espanhola capturou em 2019, na costa da Galícia, um submarino que transportava mais de 3 toneladas de cocaína. A droga teria saído da América do Sul.

Traficantes de drogas, especialmente da Colômbia, utilizam submarinos para transportar cocaína ao México e, de lá, aos Estados Unidos.

A maioria dessas embarcações, usadas para evitar serem detectadas pela guarda-costeira e por outras forças de segurança, são apenas semissubmersíveis, ou seja, não podem submergir completamente.

A acidentada costa da Galícia, cheia de enseadas e baías, é há décadas um ponto de entrada habitual de cocaína na Espanha, de onde é distribuída para outros países da Europa.

pho-ds/du/mb/jb/mvv