Suposto mentor de ataque contra Twitter se declara inocente nos EUA

Suposto mentor de ataque contra Twitter se declara inocente nos EUA

Um americano de 17 anos se declarou inocente nesta terça-feira por orquestrar o hackeamento das contas do Twitter, em meados de julho, de várias personalidades, incluindo Barack Obama e Elon Musk.

O adolescente residente de Tampa, Flórida, negou sua culpa perante um tribunal nesse estado durante uma breve audiência organizada por teleconferência, segundo o jornal de Tampa Bay.

Ele foi preso na sexta-feira junto com outros dois jovens de 19 e 22 anos, um dos quais reside no Reino Unido, e foi acusado de fraude eletrônica.

Os investigadores o consideram o mentor desse ataque cibernético, o que teria lhe permitido obter ilegalmente mais de US$ 100.000 em criptomoedas.

Os hackers, de acordo com o Twitter, atacaram primeiro funcionários de mídia social por meio de uma operação de “phishing” por telefone para obter suas credenciais.

Eles invadiram 130 contas, incluindo as do ex-presidente Obama, do candidato democrata Joe Biden e dos fundadores da Amazon, Jeff Bezos, Microsoft, Bill Gates e Tesla, Elon Musk.

A partir dessas contas, eles publicaram mensagens de isca convidando os seguidores a enviarem bitcoins em troca de receberem o dobro do valor enviado posteriormente.

O ataque trouxe danos à imagem do Twitter e reativou os debates sobre segurança de computadores apenas três meses após as eleições presidenciais nos Estados Unidos.