30/05/2022 - 19:33
Ter a “pele perfeita” é um desejo quase unânime no mundo. Entretanto, muitos fatores, desde biológico ao meio ambiente, podem dificultar essa conquista. Apesar de o mercado de produtos dermocosméticos ter muitas variedades, ainda há dúvidas sobre as melhores opções. Além disso, o uso tópico nem sempre é o suficiente, pois a saúde da derme também demanda cuidados com o organismo.
+ Benefícios da babosa incluem pele limpa e intestino saudável; conheça-os
+ 11 benefícios do mel para a pele: de tratamento para estrias a anti-acne
Entre os ativos considerados “essenciais” para uma “pele perfeita”, a niacinamida e o colágeno são uns dos destaques. A primeira opção trata-se da vitamina B3, com ação antioxidante, despigmentante, anti-inflamatória e imunomoduladora. Já a segunda é uma proteína responsável pelas fibras de sustentação à pele e seu suporte estrutural, conforme a dermatologista Juliana Piquet.
Enquanto o colágeno é popularmente conhecido como rejuvenescedor e é facilmente encontrado em suplementos orais, a niacinamida tente a ser mais famosa entre o público de pele oleosa e acneica, visto que é um composto comum em produtos tópicos para essas particularidades. Contudo, seus benefícios vão além, principalmente quando consumidos por via oral.
“[A niacinamida] Melhora a textura, aumenta a produção de colágeno e diminui a produção de sebo. Devido a esses múltiplos efeitos, é um ativo muito versátil usado no tratamento da acne, hiperpigmentações e para melhorar a barreira cutânea, sendo, em geral, muito bem tolerada”, destaca a médica.
+ Skincare: novo produto pode acabar com a acne em 24 horas
Pele perfeita com niacinamida e colágeno
A fim de promover melhora significativa da pele, a empresa brasileira Sanavita, especializada em suplementos e alimentos saudáveis e funcionais, uniu os dois ativos em um novo suplemento alimentar, o Colágeno Skin, liberado pela Anvisa.
“O uso em fórmulas orais tem a vantagem de trazer os resultados de dentro para fora, ainda mais se a substância vier combinada com colágeno hidrolisado, vitamina C, zinco e outros ativos, como os que estão presentes no Colágeno Skin. Aí, os benefícios se multiplicam”, pondera Andrea Dario Frias, coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita e PhD em nutrição.
+ Moda ou necessidade? Os reais benefícios da vitamina C para a pele
O objetivo do lançamento é garantir ao organismo a quantidade ideal dos ativos para a manutenção da saúde dermatológica, que tende a ser alterada por fatores naturais como envelhecimento, obesidade e estresse.
Segundo Andrea, o produto “oferece a vitamina em sua forma ativa e biodisponível, que faz com que seja melhor absorvida pelo organismo, superinteressante para quem deseja um cuidado mais intenso da pele de dentro para fora”.
A fórmula está disponível em doze sabores e possui dosagem para 30 dias, no valor de R$ 119,90. O produto não contém açúcares, lactose, glúten, aromas e corantes artificiais.