MANILA, 23 SET (ANSA) – A cidade de Shenzhen, no sul da China, planeja evacuar 400 mil pessoas antes da chegada do supertufão Ragasa, que com ventos a 230 quilômetros por hora, atingiu nesta segunda-feira (22) as Filipinas, onde mais de 10 mil deslocados foram abrigados em escolas e centros de acolhimento em meio à tempestade causada pelo fenômeno meteorológico.
O furacão, que chegou à ilha filipina de Panuitan, província de Cagayan, no norte do país, ganha força à medida que continua em rota de colisão com o sul da China. “A cidade [de Shenzhen] planeja realocar e reassentar aproximadamente 400 mil pessoas, incluindo aquelas que residem em abrigos temporários, áreas baixas e regiões costeiras”, informou uma publicação na conta do WeChat de Gerenciamento de Emergências do município chinês.
Em Taiwan, evacuações na área montanhosa de Pingtung também foram realizadas.
Ragasa traz um “alto risco de marés potencialmente letais”, com picos de ondas superiores a três metros de altura, informou o Escritório Meteorológico filipino.
Os especialistas também alertaram para inundações e deslizamentos de terra generalizados, bem como danos a residências e demais infraestruturas.
Na China, mais de 500 voos já foram cancelados. (ANSA).