A previsão do tempo para esta sexta-feira, dia 9, mostra que grandes tempestades de nível vermelho atingem o Sul do País e que as regiões Norte, Nordeste e Sudeste encaram possíveis alagamentos por conta das chuvas.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as áreas mais afetadas pelos grandes perigos no Sul vão ser: Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, região Metropolitana de Porto Alegre e Centro Oriental Rio-grandense.
Os níveis de chuva vão ser superiores a 60 mm/h ou maiores que 100 mm/dia. Os ventos vão ser superiores a 100 km/h e os locais vão ter queda de granizo. Existe, portanto, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Por conta disso, as orientação do instituto são as seguintes: desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. E, em caso de situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre.
Nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, as chuvas vão ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e os ventos vão estar intensos (40-60 km/h). Porém, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta do Inmet foi apenas para perigos potenciais, de nível amarelo. No entanto, a população deve evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as precipitações.
Não existe nenhum alerta para perigos para a região Centro-Oeste do País.