29/05/2024 - 9:19
A região Sul do País registrou a primeira neve do ano na terça-feira, 28, nos municípios de Gramado, no Rio Grande do Sul, e São Joaquim, em Santa Catarina. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) havia divulgado um boletim alertando sobre a novidade de neve.
Neva em Gramado nesse momento #neve #Gramado pic.twitter.com/7zKEq8SjY3
— C░░a░░n░░░a░░l░ ░░ ░S░░o░░l░ ░B░░a░░r░░b░░o░░s░a (@Solbarbosa) May 28, 2024
Primeira ocorrência de neve do ano em São Joaquim (SC). Fenômeno teve breve duração pic.twitter.com/7TGiT3q0wC
— Antony Mendes (@AntonyRM86) May 29, 2024
De acordo com o boletim, a temperatura na terça-feira chegou a 3,2°C em São José dos Ausentes; 4,6°C em Cambará do Sul; 4,9°C em Vacaria; 5, 7°C em Lagoa Vermelha; 5,8°C em Canela; 6,4°C em Erechim, 6,6°C em Caxias do Sul e 6,9°C em Bento Gonçalves, todos municípios gaúchos. Na capital Porto Alegre a temperatura mínima foi de 12°C, porém a sensação térmica foi menor por causa dos fortes ventos.
O Inmet prevê temperaturas ainda mais baixas e geadas no RS e em SC nos próximos dias. Nas áreas de maior altitude, a temperatura pode chegar a -2°C nas madrugadas de quinta-feira, 30, e sexta-feira, 31.
Porto Alegre pode registrar 8°C, mas na região metropolitana o frio deve ser maior, com o termômetro chegando a 6°C. Não deve chover no Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira, 29, até ao menos o fim desta semana. Além disso, o ciclone extratropical que provocou ventanias no estado pode deixar o tempo seco nos próximos dias.
A região Sudeste também sentiu a queda de temperatura, e a cidade de São Paulo chegou a registrar 9°C nesta quarta-feira.
*Com informações do Estado Conteúdo