Esportes

Sul-Americana: com reservas, Cuiabá vence River Plate-URU em Montevidéu

Gols do compromisso foram marcados na reta final dos dois tempos por André Luis

Sul-Americana: com reservas, Cuiabá vence River Plate-URU em Montevidéu

Usando uma equipe diferente da habitual pela eliminação já confirmada da Sul-Americana, o Cuiabá foi até a cidade de Montevidéu e, contando com uma noite decisiva de André Luis, bateu por 2 a 1 o River Plate-URU nesta quarta-feira (18). O marcador deixou o Dourado na terceira posição do Grupo B, com seis pontos, o Darsenero é o lanterna, tendo somente três unidades.


>Listamos 16 camisas de clubes desenhadas por torcedores

DEFESAÇA E GOLAÇO

Depois dos uruguaios tentarem nos primeiros minutos subirem as linhas de marcação e até conseguirem colocar em dificuldade a saída de bola do Dourado, aos poucos o time dirigido por William Araújo foi conseguindo encontrar os espaços e formular jogadas no plano ofensivo. Todavia, faltou efetividade para converter o maior número de finalizações em efetiva vantagem no placar.

Porém, nos minutos finais, a partida ganhou bastante em emoção quando Lavega, depois de limpar a marcação quase na pequena área, parou em uma intervenção espetacular de João Carlos. E, se na defesa o time cuiabano se segurar, a frente um lance de extrema inspiração abriu a contagem quando André Luis carregou a marcação de dois zagueiros e deu uma “cavadinha” sobre o goleiro Ichazo, marcando um lindo gol em Montevidéu.

MUDANÇAS DE POSTURA

Com a desvantagem no placar, Gustavo Díaz desmontou a linha de cinco defensores para ter maior volume de jogo com a entrada do experiente Chory Castro, algo que teve um efeito prático no aumento da frequência uruguaia na intermediária ofensiva. Contudo, faltava aproveitar melhor esse crescimento com finalizações que fizessem João Carlos trabalhar tanto ou mais do que foi feito na chance mais clara com Lavega.

Tentando minimizar o ímpeto do adversário, o Cuiabá passou a se aproveitar mais tempo da posse, preferindo cadenciar a troca de passes e tentar jogadas de maior precisão do que apostar em saídas de contra-ataque com jogadas mais agudas, porém de maior necessidade em forçar o toque.

RETA FINAL MOVIMENTADA

Enquanto o time riverista parecia ter perdido força na busca pela igualdade, aos poucos o Cuiabá ia cada vez mais tomando conta do confronto, conseguindo uma excelente oportunidade de ampliar quando Lucas Marques dominou próximo a grande área e tocou para André Luis já dentro da área. Porém, na hora de concluir, o camisa 7 25 bateu de esquerda, rasteiro, e viu a pelota acertar a trave de Ichazo.

Apesar do erro na melhor chance do tempo complementar, o time brasileiro soube administrar o resultado sem grandes sobressaltos e ainda encontrou espaço para ampliar quando Rafael Gava carregou até o lado direito da grande área e cruzou para André Luis tocar pro fundo das redes.

Antes do apito final, Clar ainda conseguiu diminuir o prejuízo charrúa depois de bola alçada na área onde ele recebeu de frente para a meta de João Carlos e bateu firme, no canto esquerdo de João Carlos. Porém, nada suficiente para evitar o revés como mandante.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
RIVER PLATE-URU 1 x 2 CUIABÁ

Local: Estádio Centenario, em Montevidéu (URU)
Data e hora: 18/05/2022 – 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Alex Cajas (EQU)
Assistentes: Christian Lescano e Dennys Guerrero (EQU)
​Cartões amarelos: Nicolás Sosa, Nápoli (RIV); Guilherme Brandão (CUI)
Cartões vermelhos:

GOLS: André Luis (43’/1°T e 44’/2°T) (0-2), Clar (51’/2°T) (1-2)

RIVER PLATE-URU (Técnico: Gustavo Díaz)

Ichazo; Maxi Pereira, Aja (Clar, no intervalo), Salaberry, Brunelli e Nápoli (Affonso, aos 35’/2°T); Fonseca (Chory Castro, no intervalo), Montiel e Lavega (Ocampo, aos 18’/2°T); Nicolás Sosa (Thiago Borbas, aos 18’/2°T) e Pablo López.

CUIABÁ (Técnico: William Araújo)

João Carlos; Guilherme Brandão (Alexandre Melo, no intervalo), Joaquim, Ojeda e Igor Cariús; Kevin Osorio, Rafael Gava, Felipe Marques (Gustavo Nescau, aos 11’/2°T), Marquinhos e Lucas Moreira (Rikelme, aos 33’/2°T); André Luis.