Agronegócio

Suínos/Rabobank: China deve continuar guiando exportações

São Paulo, 25/11- As compras da China, que ainda se recupera da peste suína africana (PSA, na sigla em inglês), devem continuar impulsionando as exportações e as margens do setor de carne suína do Brasil em 2021, projeta o Rabobank. O gigante asiático está começando a recuperar seu plantel de suínos, mas a produção ainda está bem abaixo do pico pré-PSA, e outros exportadores também têm sido prejudicados pela doença, como lembrou o analista Wagner Yanaguizawa. “A peste segue ativa na China, mesmo com queda nos casos. E também está no sudoeste da Ásia – Filipinas, Vietnã, Cingapura – e, também na Europa, especialmente na Alemanha”, disse ele no evento Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro 2021.

Com isso, o Brasil, que ainda está livre da doença, ganha mais chance de exportar para os chineses. A expectativa do Rabobank é que os embarques brasileiros subam 6% no ano que vem, para 1,2 milhão de toneladas. A produção deve subir 2,5%, para 4,2 milhões de toneladas; e o consumo doméstico deve avançar 1,2%.

A produção de carne suína da China deve ter crescimento expressivo em 2021, de 12%, segundo o banco, para 42,6 milhões de toneladas. Mas mesmo assim, a demanda do país deve continuar forte, já que o avanço em 2021 será em comparação com um ano de 2020 muito fraco. “Este ano foi o de menor produção de carne suína da China dos últimos 16 anos. A queda foi forte”, diz Yanaguizawa.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Ticiane Pinheiro posa de maiô decotado e internautas suspeitam de gravidez
+ Denise Dias faz seguro do bumbum: “Meu patrimônio”
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel