BOLZANO, 7 FEV (ANSA) – A Suécia mostrou força total no skiatlo feminino neste sábado (7) e assumiu a liderança do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, com um ouro e uma prata.
Frida Karlsson conquistou a medalha de ouro após liderar a prova, que incluiu 10 quilômetros de técnica clássica e outros 10 quilômetros de técnica livre, mantendo-se consistentemente entre as primeiras colocadas e assumindo a ponta depois da metade do percurso.
A atleta de 26 anos cruzou a linha de chegada com 51 segundos de vantagem sobre sua compatriota Ebba Andersson, que garantiu a prata. A norueguesa Heidi Weng completou o pódio, terminando a 1min26seg da vencedora.
Para Karlsson, que conquistou o bronze no revezamento em Pequim 2022, este é o primeiro ouro olímpico da carreira.
Esta foi a primeira prova do esqui cross-country nesta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno – e as duas principais potências da modalidade já subiram ao pódio.
A Itália teve como melhor representante Martina Di Centa, filha do bicampeão olímpico Giorgio Di Centa, que terminou em 28º lugar, quatro minutos e meio atrás da vencedora. Anna Comarella foi 36ª, enquanto Maria Gismondi fechou em 48º lugar.
No masculino, a Itália aposta em Federico Pellegrino, que competirá amanhã (8) junto com Elia Barp, Davide Graz e Martino Carollo, enfrentando novamente uma forte equipe norueguesa.
(ANSA).