A estrela do basquete Sue Bird e o jogador de beisebol Eddy Álvarez, de ascendência cubana, serão os porta-bandeiras dos Estados Unidos na sexta-feira na cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio, informou o Comitê Olímpico do país nesta quarta-feira.

Os dois atletas “foram escolhidos pelo voto de seus companheiros de equipe dos Estados Unidos e são a primeira dupla a compartilhar a honra de liderar a delegação na cerimônia de Abertura”, explicou o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC) em um comunicado.

Aos 40 anos, Sue Bird luta para conquistar sua quinta medalha de ouro consecutiva, enquanto Álvarez também foi atleta olímpico, mas em uma disciplina diferente do beisebol.

Jogando atualmente no Miami Marlins, Álvarez ganhou a medalha de prata em patinação de velocidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014.

Depois desse triunfo, esse filho de imigrantes cubanos passou a se dedicar ao beisebol, estreando no ano passado na Major League com o Marlins, clube de sua cidade natal.

“Como cubano-americano de primeira geração, minha história representa o sonho americano. Minha família sacrificou muito para que eu tivesse a oportunidade de agitar esta bandeira com orgulho”, disse Alvarez no comunicado do USOPC.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Os porta-bandeiras anteriores dos Estados Unidos foram Michael Phelps (natação) na Rio-2016 e Mariel Zagunis (esgrima) em Londres-2012.

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos também especificou que mais de 230 de seus 613 representantes nesses Jogos irão desfilar na cerimônia na sexta-feira.

gbv/mcd/aam


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias