O suplemento de cranberry é popular entre os tratamentos naturais para prevenir e tratar infecções urinárias, com ação comprovada cientificamente.

A fruta é rica em antioxidantes, vitaminas e fibras e seu suco oferece uma variedade de benefícios, principalmente para as mulheres, ajudando na saúde sexual, menopausa, TPM, entre outros. Saiba mais a seguir:

+ Em busca da batata perfeita
+ Cobiçado no exterior, mel de melato é pouco conhecido no Brasil

Saúde sexual

Por conta de sua acidez, algumas pessoas costumam tomar suco de cranberry com o objetivo de melhorar o “sabor” da vagina.

Apesar desse fator não ter comprovação científica, algumas evidências indicam que a fruta pode melhorar as experiências sexuais.

Um estudo realizado em 2017, listou as dietas como um dos vários fatores que influenciam o microbioma vaginal, nenhuma evidência científica apontou que o cranberry pode melhorar o sabor da região íntima.

Saúde pós-menopausa

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual de uma mulher e, a partir daí, já não é mais possível engravidar. Esse período é decorrente de alterações hormonais que variam seus sintomas e podem incluir além da irregularidade na menstruação, diminuição da libido, falta de lubrificação, problemas urinários, mau humor, dores de cabeça, falta de memória, insônia, sensações de calor e sudorese.

Estudos indicam que o suco de cranberry pode ser um bom aliado para a saúde pós-menopausa, capaz de reduzir o colesterol e evitar problemas cardíacos nesse período. No entanto, maiores pesquisas são necessárias para concluir essas evidências.

+ Saiba qual é a posição sexual favorita de cada signo
+ Mitos e verdades sobre sexo na gravidez

Imunidade e prevenção de sinais de envelhecimento

Por ser rica em antioxidantes (vitamina C, quercetina, flavonóides e antocianinas), a fruta é capaz de combater os radicais livres no organismo, promover a saúde imunológica e a formação adequada de colágeno, reduzindo os sinais de envelhecimento.

De acordo com alguns estudos, a vitamina C presente também auxilia na saúde cardíaca em mulheres, inibindo a oxidação do colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim.

Alivia os sintomas da TPM e previne a osteoporose

Cranberry também é fonte de magnésio, elemento essencial para muitos processos do corpo humano, como para regular a densidade óssea ​​e função muscular adequada.

As mulheres, principalmente após a menopausa, possuem maior risco de osteoporose, por isso, incluir o suco na dieta pode ajudar a aliviar essa condição.

Evidências apontam que esse mineral também é capaz de aliviar a TPM, incluindo as cólicas menstruais. De acordo com as pesquisas, pode haver diminuição significativa dos sintomas em mulheres que recebem suplementação de magnésio.

+ Tudo o que sabemos sobre os vikings pode estar errado, indicam estudos
+ Cientistas encontraram ondas de calor no fundo do oceano; entenda por que isso é uma péssima notícia

Desvantagens

Apesar de todos os benefícios, o cranberry ainda é pouco comum no Brasil. Geralmente, misturas do suco compradas no mercado contêm outros aditivos, que podem diminuir a eficácia da fruta.

O suco puro e sem açúcar é a opção mais simples e saudável, porém mais cara. Suplementos de cranberry também são boas opções, além de serem mais concentrados. No entanto, ingerir uma quantidade maior não necessariamente fornece mais benefício ou acelera os resultados.

O ideal é procurar por profissionais habilitados antes de iniciar o uso como tratamento para algum desses fatores listados anteriormente, pois somente eles poderão verificar sua situação e recomendar o melhor para o seu caso.