VATICANO, 8 MAI (ANSA) – O norte-americano Robert Francis Prevost, 69, eleito no conclave como papa Leão XIV, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, mas tem cidadania peruana.
Isso porque o então cardeal trabalhou por quase 20 anos como missionário agostiniano no Peru, onde chegou pela primeira vez em 1985, três anos depois de ser ordenado sacerdote.
Além disso, o sucessor do papa Francisco foi bispo de Chiclayo, onde ganhou respeito por sua capacidade de construir pontes entre setores divididos da Igreja e recebeu a cidadania peruana.
Inclusive, a cidade localizada no norte do território peruano, a cerca de 700km da capital, foi citada por ele em seu primeiro discurso na Praça São Pedro. “Se me permitem, uma saudação à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru. De onde uma comunidade de fiéis me acompanhou, compartilhou comigo e me deu tanto para seguir sendo uma Igreja da fé em Jesus Cristo”, afirmou.
Prevost representa uma combinação singular dos Estados Unidos e do Peru, tanto em sua identidade quanto em sua carreira eclesiástica.
Nascido em Chicago em 1955, filho de mãe equatoriana e pai de origem francesa, Leão XIV é cidadão americano e, desde 2015, também peruano, com documento de identidade nacional (Dni) válido no país. (ANSA).