A Samsung apresentou nesta quarta-feira (23) em Nova York seu novo smartphone da linha Note, o Galaxy Note 8. O novo aparelho chega após o fiasco do Galaxy Note 7, que ficou marcado por vários casos de explosão devido a problemas na bateria, foi banido por várias companhas aéreas e finalmente descontinuado pela Samsung.

O design Galaxy Note 8 é muito similar ao Galaxy S8+ lançado recentemente pela Samsung. A tela ocupa praticamente toda a parte fronta do aparelho, com o conceito de “tela infinita” da Samsung, usado também em outros aparelhos de ponta e que deve aparecer também no iPhone 8. O tamanho da tela é de 6,3 polegadas, contra 6,2 polegadas do S8+. Pelo lado negativo, o Note 8 também conta com um botão físico dedicado ao assistente pessoal Bixby, que suporta apenas inglês e coreano e é praticamente inútil no Brasil.

[posts-relacionados]Como era de se esperar de um celular de ponta, o Note 8 tem configuração parruda, também similar ao S8+: chip Samsung Exynos octa core de 2,35 GHz, 6 GB de RAM, tela Super AMOLED com resolução QuadHD (2.960 x 1.440), mínimo de 64 GB de memória interna (há também versões com 128 GB e 256 GB) além de entrada para cartão de memória e proteção nível IP68 contra água e poeira, entre outros recursos.

A maior novidade na configuração do Note 8 está na câmera. O celular possui duas câmeras traseiras (uma com lente grande angular e uma com telefoto), assim como o iPhone 7 Plus. No caso do Note 8, porém, ambas as lentes contam com estabilizador óptico, recurso que ajuda a evitar fotos tremidas.

A principal diferencial do Note 8 para o S8+ é a caneta digital S Pen, presente apenas nos celulares da linha Note. Ela permite fazer anotações, desenhos e também pode ser usada para interagir com a tela do celular, substituindo o dedo quando necessário.

A bateria do Note 8 é de 3.300 mAh. A duração da bateria não é afetada apenas por sua capacidade, já que otimizações de hardware e software também pesam. Mas o valor não impressiona para um celular grande.

O Note 8 começa a ser vendido no dia 15 de setembro nos Estados Unidos, mas o preço não foi divulgado. Ainda não há informações sobre data ou preço do aparelho no Brasil.