Que o funk é revolucionário, não podemos negar. Mas a projeção que ele ganhou nos últimos anos é de impressionar até mesmo os fãs do gênero. Num universo validado por métricas, sai na frente quem produz mais sucessos. E é neste contexto que MC IG ganha destaque. Com números bastante expressivos, o desempenho dele no último ano é icônico. O homem explodiu dentro e fora das plataformas musicais, figurando atualmente como o top 5 dos artistas mais ouvidos do Brasil, no Spotify, com quase 12 milhões de ouvintes mensais.
Para celebrar esta fase de ouro em sua carreira artística, MC IG lançou o single “Diz aí qual é o plano?”, que precede à chegada de seu novo álbum “Todo mundo odeia o IG”, projeto que faz paródia à famosa série dos anos 2000 – “Todo mundo odeia o Chris”, com previsão de lançamento no dia 21/03. A faixa já está disponível em todos os tocadores musicais já com um diferencial – é extensa, com quase doze minutos de duração, e reúne, a convite do próprio MC IG, um timaço de talentos da música urbana brasileira.
Produzida pelo DJ Murillo e LT no Beat, “Diz aí qual é o plano?” saiu pela gravadora Warner Music Brasil e conta com a colaboração do MC Poze do Rodo, Oruam, MC Luki, MC GP, MC Ryan SP, MC PH, GH do 7 e Nego Micha. A ousadia no tempo pode representar uma experiência única aos fãs, que terão a oportunidade de viajar no som do trap funk, e sentir a energia pulsante do estilo que tem dominado as plataformas de streams.
O projeto prevê, também, o lançamento de um segundo single “Só mais um copo”, inédito solo de IG, que sai nesta quinta-feira, 14 de março, com videoclipe, antes da chegada do álbum completo, no dia 21. Paralelo a isso, para o audiovisual, foi desenvolvida uma minissérie para o Instagram, com 5 capítulos, em que IG recria cenas que fazem referência ao seriado “Todo mundo odeia o Chris”. Durante os 5 dias que antecedem ao lançamento do álbum, serão publicados diariamente os capítulos no perfil do artista, que conta hoje com 3,5 milhões de seguidores.
O tema “Todo Mundo Odeia o IG” surgiu como uma forma positiva do MC brincar com as inúmeras críticas ao seu estilo de vida, enviadas por haters em suas redes sociais. Como fã da série norte-americana “Todo mundo odeia o Chris”, que marcou a geração jovem do início deste século, IG se via representado pelas situações vividas pelo personagem principal – um rapaz pobre, negro e de periferia – realidade semelhante a sua e a de milhares de outros brasileiros.
Sobre o álbum, o projeto sai do forno composto por 7 faixas inéditas, com colaborações de grandes artistas do funk paulista e carioca. Além de “Diz aí qual é o plano?” e “Só mais um copo”, faixas que serão lançadas com antecedência, farão parte também: “É isso bebê, tá certa!” de Mc Ig com Mc Ryan SP e Mc Ph; “Deus, por favor”, canção feita em parceria com MC Kevin, amigo já falecido, e Mc Ph ; “Ser solteira tá na moda / Olá, moça”, feat com Veigh; “Goodnight Menina 3”; música solo; e TMOIG, que contou com a participação do DJ Glenner.
“Mano, aprendi na vida que precisamos saber o que fazer com tudo que recebemos, sejam coisas boas ou ruins, para aproveitar da melhor forma possível. Recebo muito carinho e amor do público, mas, logicamente, que não agrado todo mundo. Resolvi, então, transformar todo ataque que sofri nas redes, num trabalho que, além de gostoso, possa gerar identificação, porque funk é isso: é música, é diversão, é cultura, e é, também, instrumento de transformação social. Produção, parcerias, tudo foi tão surreal, que o resultado não poderia ser diferente – Vai ser sucesso e eu não vejo a hora de ver tudo na rua”, conclui IG.
O cantor e compositor, Igor Guilherme (MC IG), é cria de Vila Medeiros, na zona norte de São Paulo, e tem plena consciência do papel representativo que sua trajetória carrega. Ele, como homem negro periférico, de origem pobre, viu na música sua oportunidade de mudar de vida, e com ela despontou no cenário musical, servindo de inspiração para tantos outros talentos que vivem às margens da sociedade, sonhando com uma oportunidade semelhante.
Em pleno processo de amadurecimento profissional, o MC, no último ano, alcançou o top 3 dos álbuns mais escutados mundialmente, no Spotify, com o projeto “Meu Nome Não É Igor’”, que lhe rendeu mais de 1 bilhão de streams. Com forte comunicação através das suas letras potentes e melodias elaboradas, o cantor costuma enaltecer sua quebrada, em suas composições, local onde mantém sólidos laços de proximidade e influência.