A série dramática da HBO “Succession” lidera a disputa pelo Emmy, premiação ofuscada pela ameaça de uma greve de atores que pode paralisar Hollywood quase completamente.

“Succession”, que mostra os conflitos e ambições de uma poderosa família bilionária à frente de um império midiático, obteve 27 nomeações, nesta quarta-feira (12), quando a atriz Yvette Nicole Brown e o chefe da Academia de Televisão, Frank Scherma, anunciaram os concorrentes da 75ª edição do chamado Oscar da televisão americana.

Pelo segundo ano consecutivo à frente da disputa, “Succession” concorre à melhor série dramática e conseguiu três das seis indicações de melhor ator em série dramática, com Brian Cox, Kieran Culkin e Jeremy Strong brigando pela cobiçada estatueta.

Em uma exitosa manhã para a HBO, que colecionou 127 indicações, “The Last of Us”, sua adaptação de um jogo de video game distópico, se tornou a segunda favorita.

A aclamada história protagonizada por Pedro Pascal e Bella Ramsey conseguiu 24 indicações, entre elas a de melhor série dramática e a de melhor ator.

Pascal, chileno-americano, é o primeiro latino a receber a indicação nessa categoria desde 1999, quando Jimmy Smits competiu pela quinta vez consecutiva graças ao seu papel em “NYPD Blue”.

Também da HBO, “The White Lotus”, uma comédia que explora o lado sombrio de pessoas ricas em locações paradisíacas, está em terceiro lugar na corrida ao Emmy, com 23 indicações.

A segunda temporada da série, ambientada na Sicília, está presente nas categorias de drama e inclui uma indicação de melhor atriz coadjuvante para Jennifer Coolidge.

– Pedro Pascal e Jenna Ortega –

“Ted Lasso”, a comédia da Apple TV+ que acompanha um técnico de futebol americano que tenta a sorte à frente de um time de futebol na Inglaterra, teve destaque com 21 chances de ganhar uma estatueta do Emmy.

Os fenônenos culturais “Treta”, da Netflix, e “O Urso”, da FX, empataram com 13, cada uma.

“Wandinha”, spin-off da Netflix centrado na filha da Família Addams, foi indicada a 12 categorias.

Sua protagonista, Jenna Ortega, competirá pelo troféu de melhor atriz de comédia, um feito que nenhuma latina alcançou desde 2008, quando América Ferrara foi indicada pela segunda vez por interpretar Betty Suárez, o personagem central da adaptação americana de “Betty, a feia”.

Ainda no cenário latino, “O Gabinete de Curiosidades de Guillerme del Toro” aparece com sete indicações, em sua maioria para categorias técnicas.

O mexicano Diego Luna ficou de fora da lista, ainda que sua aclamada “Andor” tenha totalizado oito indicações.

Junto com “The Mandalorian” e “Obi-Wan Kenobi”, a plataforma Disney+ levou 22 indicações por produções do universo de “Star Wars”.

No gênero da fantasia, “House of Dragons”, o prelúdio de “Game of Thrones”, da HBO, ficou com oito nomeações, e a cara “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” levou seis.

– Na sombra da greve –

A 75ª cerimônia dos Emmy Awards, organizada pela Television Academy, está marcada para 18 de setembro. No entanto, o evento está ameaçado por uma situação dramática em Hollywood.

Enquanto os roteiristas organizam bloqueios há mais de dois meses nos arredores dos estúdios, o Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) pode aderir à greve à meia-noite desta quarta-feira (04h00 de quinta-feira no horário de Brasília) se não chegar a um acordo contratual com os estúdios.

Roteiristas e atores brigam por melhores salários e outros benefícios.

A situação é tão iminente que Scherma abriu a cerimônia virtual desta quarta mencionando o assunto. Scherma diz esperar “que as negociações em andamento do sindicato cheguem a uma solução rápida e equitativa”.

“Estamos comprometidos em apoiar uma indústria televisiva que permaneça forte e igualitária, na qual podemos continuar a honrar todo o trabalho incrível que vocês fazem”, pontuou.

Mas o sindicato dos atores disse em comunicado na noite de terça-feira que “não confia que os empresários tenham a intenção de negociar um acordo”.

Uma greve dupla em Hollywood, algo que não é visto desde a década de 1960, poderia levar a cidade das estrelas a uma paralisação quase total – algo que forçaria, entre outras coisas, o adiamento da cerimônia.

pr/dga/atm/ms/aa/dd/ic