SÃO PAULO, 14 FEV (ANSA) – O subsecretário do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Guglielmo Picchi, se reuniu com integrantes do governo Jair Bolsonaro em Brasília, em mais um sinal de que Roma aposta no fortalecimento de suas relações com o Brasil.
O encontro ocorreu nesta quarta-feira (13) e teve as presenças do ministro da Cidadania, Osmar Terra, do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ernesto Lozardo, e de secretários-executivos de diversas pastas do governo.
Já nesta quinta (14), Picchi chegou em São Paulo e visitou a escola italiana Eugenio Montale e o consulado-geral de seu país na capital paulista.
Simultaneamente, o subsecretário do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, Davide Crippa, encerrou nesta quinta sua visita oficial ao Brasil, com reuniões com o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e dirigentes da Eletrobras e da Enel Green Power, braço da estatal italiana de energia Enel.
Ele já havia tido compromissos em São Paulo, incluindo um encontro com autoridades estaduais e uma visita à sede da Enel.
Crippa também participou, no Rio, de um seminário da Italian Trade Agency (ICE) sobre a revolução do sistema elétrico no Brasil.
O evento, realizado na quarta, foi voltado a empresas italianas que queiram investir nos setores de energia e infraestrutura e teve o apoio da Embaixada da Itália no Brasil, da Firjan, da Enel e da Terna, que atua no setor de redes de transmissão.
Aproximação – Desde o período eleitoral, Jair Bolsonaro vem acenando para uma relação política mais próxima com a Itália, especialmente em função da extradição de Cesare Battisti.
O presidente já trocou mensagens elogiosas no Twitter com o ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, e deve visitar o país europeu ainda neste ano. Também espera-se uma viagem do premier Giuseppe Conte ao Brasil.
Apenas em 2019, dois ministros da Itália já estiveram no país: Gian Marco Centinaio (Políticas Agrícolas), representante do governo na posse de Bolsonaro, e Elisabetta Trenta (Defesa).
(ANSA)