Cansado de morar em um apartamento sem elevador? Odeia quando uma escada rolante quebra? É um incômodo, mas subir aqueles lances de escada pode salvar sua vida, de acordo com um novo estudo da Universidade de Tulane.

E subir escadas pode ser ainda melhor do que caminhar milhares de passos por dia.

Pesquisadores médicos descobriram que subir escadas pelo menos 50 degraus por dia pode reduzir o risco de doenças cardíacas – incluindo doença arterial coronariana ou acidente vascular cerebral – em 20%.

“Curtas rajadas de subida de escadas de alta intensidade são uma maneira eficiente em termos de tempo para melhorar a aptidão cardiorrespiratória”, disse o co-autor do estudo, Dr. Lu Qi, professor da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, em um comunicado à imprensa .

“Essas descobertas destacam as vantagens potenciais de subir escadas como medida preventiva primária” para doenças cardiovasculares, acrescentou Qi.

Para testar os benefícios de subir escadas, Qi e os seus colegas analisaram dados do UK Biobank, um enorme repositório de informações sobre saúde e estilo de vida recolhidas de mais de 458 mil adultos.

O estudo calculou a suscetibilidade das pessoas às doenças cardiovasculares com base no histórico familiar, fatores de risco estabelecidos, hábitos de vida e frequência de subir escadas. Os pesquisadores acompanharam os participantes por uma média de 12,5 anos.

O estudo, publicado na revista Atherosclerosis , descobriu que as pessoas que subiam regularmente 50 degraus por dia – cerca de cinco lances de escada – tinham um risco quase 20% menor de doenças cardíacas.

E como as escadas são facilmente encontradas na maioria das cidades, os autores observaram que subir escadas pode ser uma forma barata e facilmente acessível de reduzir o risco de doenças cardíacas.

Melhor que passos?
Subir escadas tem algumas vantagens sobre outras formas de exercício – incluindo caminhar milhares de passos por dia .

Subir escadas “requer o uso de mais músculos, bem como algum equilíbrio e habilidades motoras grossas”, disse o Dr. Nicolas Berger, da Universidade Teesside do Reino Unido, ao Independent .

Mesmo um breve treino de escada tonifica músculos como glúteos, quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas, bem como músculos do núcleo, observou Berger.

Também “requer muita atividade do sistema cardiovascular e é por isso que as pessoas muitas vezes ficam sem fôlego ao subir escadas”, acrescentou Berger.

“Essas explosões curtas e intermitentes de atividade trazem grandes benefícios em termos de redução do risco de doenças cardiovasculares. Eles podem aumentar significativamente a frequência cardíaca e a captação de oxigênio e causar adaptações positivas no corpo.”

E embora subir 50 degraus por dia possa não parecer muito, “pode ter um efeito de treino significativo”, disse Berger.