O atacante Luis Suárez do Barcelona é suspeito de fraude, com a cumplicidade de seus professores, para passar em uma prova de italiano na semana passada, informou nesta terça-feira a promotoria de Perugia (Úmbria, região central da Itália) encarregada da investigação.

Este exame linguístico de italiano foi a primeira etapa para a obtenção do passaporte do país, documento essencial para a sua transferência para a Juventus de Turim, operação que agora parece interrompida.

“A investigação mostra que os tópicos abordados no exame foram combinados com o candidato e que a nota foi atribuída a ele antes mesmo do exame”, divulgou a promotoria.

O promotor Raffaele Cantone, ex-chefe da autoridade nacional anticorrupção italiana, investiga desde fevereiro possíveis irregularidades de professores universitários em exames para estrangeiros e teria descoberto a fraude envolvendo Suárez graças a escutas telefônicas autorizadas muito antes do jogador fazer a prova de idioma.

“Mas você acha que vamos suspendê-lo? Hoje é a última aula (para o Suárez) e devo prepará-lo porque ele não fala praticamente uma palavra”de italiano, disse a um interlocutor Stefania Pina, uma das investigadas, segundo os documentos da acusação citada pela imprensa local.

Questionado por seu interlocutor sobre o nível de conhecimento de Suárez sobre o idioma, Spina responde: “Ele não deveria ser aprovado, mas ele será aprovado, com um salário de dez milhões (euros) por temporada ele não pode ser suspenso”.

ljm/gab/pm/lca

JUVENTUS FOOTBALL CLUB