(ANSA) – BRASÍLIA, 06 AGO – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar nesta quarta-feira (6) o recurso apresentado pela defesa do ex-jogador Robinho, que tenta reduzir a pena de nove anos de prisão a que foi condenado por estupro na Itália.
O recurso do réu, que está detido desde março de 2024 no presídio de Tremembé, no interior de São Paulo, já foi retirado de pauta duas vezes neste ano.
+ Justiça nega reduzir pena de Robinho por fazer curso na prisão
A defesa alega que a condenação imposta pela Justiça italiana é desproporcional. “A pena de nove anos foi estabelecida com base em um sistema jurídico que difere do brasileiro e sem considerar elementos atenuantes que deveriam ter sido levados em conta”, diz o recurso protocolado pelos advogados do ex-jogador da seleção e do Milan.
Robinho foi condenado por participar do estupro coletivo de uma jovem albanesa em uma boate de Milão, em 2013, e a pena foi confirmada em todas as instâncias na Itália.
A extradição do ex-craque foi negada pelas autoridades brasileiras com base na Constituição, que proíbe a entrega de cidadãos natos a outro país. (ANSA).