STF vota hoje manutenção de prisão preventiva de Bolsonaro

(ANSA) – BRASÍLIA, 24 NOV – O Supremo Tribunal Federal (STF) deve se manifestar nesta segunda-feira (24) sobre a decisão que determinou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, detido no sábado (22) por ordem do ministro Alexandre de Moraes.   

O ex-mandatário passou a segunda noite em uma cela de 12 metros quadrados localizada no térreo da Superintendência da Polícia Federal (PF), na zona sul de Brasília.   

O julgamento ocorre no Plenário Virtual da Primeira Turma do STF, que funciona das 8h às 20h, e vai analisar a decisão de 17 páginas de Moraes após a constatação de que a tornozeleira eletrônica havia sido violada.   

No despacho, o ministro afirmou que o incidente “constata a intenção do réu de romper a tornozeleira para garantir êxito em sua fuga”. Além do relator, a turma é composta pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.   

Durante a audiência de custódia realizada no domingo (23), Bolsonaro alegou ter danificado o equipamento sob efeito de um antidepressivo, que teria provocado “alucinações” sobre uma “escuta” instalada no dispositivo.   

Ele disse que atuou sozinho ao tentar abrir a tornozeleira com um ferro de solda e garantiu que não tinha a intenção de fugir.   

A defesa do ex-presidente solicitou que ele retorne à prisão domiciliar, mas a juíza auxiliar do STF Luciana Sorrentino manteve a prisão preventiva decretada por Moraes. (ANSA).