Brasil

STF julga nesta quarta liminar que determinou abertura de CPI da Covid

Crédito: Divulgação/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar em plenário, nesta quarta-feira (14), a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que determinou a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19. As informações são do jornal O Globo.

A liminar foi concedida por Barroso após o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentar um mandado de segurança na Suprema Corte para o Senado investigasse ações e possíveis omissões do governo federal na condução da pandemia.

O pedido de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi entregue em fevereiro, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), eleito com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresentava resistência para instalá-la.

Na liminar de Barroso que ordenou a instalação da CPI no Senado, o ministro destacou que não se pode negar o direito à instalação da comissão em caso de cumpridas as exigências sob pena de se ferir o direito da minoria parlamentar, e justificou a decisão em razão do agravamento da pandemia no Brasil.

Ainda de acordo com o Globo, a expectativa é de que a o julgamento no plenário referende com maioria a decisão de Barroso.

Veja também
+ Joice Hasselmann aparece com fraturas e diz acreditar ter sido vítima de ‘atentado’
+ Pintor é expulso de rodízio por comer 15 pratos de massa; assista
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago