Brasil

STF tem 4 votos a favor da reeleição de Alcolumbre e Maia

Crédito: Adriano Machado

CONTINUÍSMO Davi Alcolumbre (esq.) era contra a reeleição e mudou de ideia. Rodrigo Maia deseja ganhar o quarto mandato (Crédito: Adriano Machado)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) começaram a julgar nesta sexta-feira (4) a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). Até o momento, quatro ministros votaram pela tese que permitiria a reeleição de Maia e Alcolumbre. São eles Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Já o ministro Nunes Marques votou a favor apenas da recondução de Alcolumbre, mas não a de Maia. Os outros seis ministros da Corte têm até o dia 11 de dezembro para votar.

A ação foi apresentada ao Supremo em agosto pelo PTB, partido presidido pelo ex-deputado Roberto Jefferson, aliado do presidente Jair Bolsonaro, que tenta impedir a reeleição de Maia e Alcolumbre para os comandos da Câmara e do Senado, respectivamente. Segundo o partido, a Constituição veda a reeleição para qualquer cargo nas mesas diretoras das duas casas, e essa proibição deve valer tanto para a mesma legislatura como para legislaturas diferentes.