O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira (16) que a Polícia Federal colha mais um depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro será ouvido sobre o suposto envolvimento com o senador Marcos do Val (Podemos-ES) em uma trama golpista para não reconhecer o resultado das eleições. A PF quer ouvir mais personagens que teriam interagido com o senador. 

+WhatsApp e outras redes do Meta apresentaram instabilidade

Outro que será ouvido é o ex-deputado Daniel Silveira, atualmente preso. 

Do Val afirmou em fevereiro que foi envolvido em um plano com Bolsonaro e Silveira, no final de 2022, para dar um golpe de Estado.    

Marcos do Val investigado pelo 8 de janeiro

O senador Marcos do Val foi alvo de uma operação de Polícia Federal na quinta-feira (15) por uma tentativa de obstrução das investigações aos ataques antidemocráticos do dia 8 de janeiro. A PF encontrou conversas dele com Silveira nesse sentido. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Brasília e no Espírito Santo.

Outros depoimentos

Esse será o quarto depoimento que Bolsonaro vai prestar desde que deixou a Presidência da República. 

O primeiro foi no início de abril, quando precisou explicar sobre as tentativas de liberação das joias Sauditas, avaliadas em R$ 5 milhões. No final de abril, prestou esclarecimentos sobre os atos do dia 8 de janeiro. No depoimento ele afirmou que estava sob efeito de remédios quando postou um vídeo atacando o sistema eleitoral. 

O último depoimento foi em maio, no inquérito que investiga a adulteração em seu cartão de vacinação. Bolsonaro negou que tenha mandado o seu ajudante de ordens Mauro Cid alterar as informações no documento.