Stellantis registra perda de 2,3 bilhões de euros no 1º semestre

TURIM, 29 JUL (ANSA) – A Stellantis encerrou o primeiro semestre de 2025 com um prejuízo líquido de 2,3 bilhões de euros, uma perda significativa em relação ao mesmo período do ano passado, quando o grupo automotivo lucrou 5,6 bilhões.   

Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (29), o faturamento na primeira metade de 2025 totalizou 74,3 bilhões de euros, contração de 13% na comparação com janeiro a junho de 2024, sobretudo em função da redução nos mercados da América do Norte e da Europa ampliada, que foi parcialmente compensada pelo crescimento na América do Sul, onde a Stellantis é líder absoluta.   

O fluxo de caixa industrial líquido fechou o primeiro semestre em 3 bilhões de euros, enquanto a liquidez industrial disponível em 30 de junho de 2025 era de 47,2 bilhões.   

“2025 está se mostrando um ano difícil, mas também de melhora gradual”, disse o CEO do grupo, Antonio Filosa, que assumiu o cargo no fim de junho. “Os sinais de progresso são evidentes, comparando o primeiro semestre de 2025 com o segundo semestre de 2024, apesar da intensificação das dificuldades externas”, acrescentou o executivo.   

A Stellantis também estima que o impacto da guerra tarifária deflagrada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será de 1,5 bilhão de euros em 2025, dos quais 300 milhões foram registrados no primeiro semestre.   

Em agosto, deve entrar em vigor o recente acordo tarifário entre EUA e União Europeia, cujas exportações pagarão tarifas adicionais de 15% para entrar no mercado americano, incluindo o setor automotivo, que, antes do retorno de Trump à Casa Branca, tinha alíquota de 2,5%. (ANSA).