Stellantis fecha 2024 com queda de 70% no lucro líquido

TURIM, 26 FEV (ANSA) – O grupo automotivo Stellantis fechou o ano de 2024 com queda de 17% na receita líquida, para 156,9 bilhões de euros, e de 70% no lucro líquido, que ficou em 5,5 bilhões de euros.   

Segundo resultado divulgado nesta quarta-feira (26), a empresa registrou diminuição de 12% nos emplacamentos em relação a 2023, devido a “lacunas temporárias na gama de produtos e ações de redução dos estoques agora concluídas”, e pagará dividendos de 0,68 euro por ação ordinária (em 2023, o valor foi de 1,55 euro). O fluxo de caixa industrial teve um saldo negativo de 6 bilhões de euros.   

Para 2025, a Stellantis projeta um crescimento da receita, um fluxo de caixa industrial “positivo” e o lançamento de 10 novos modelos. “Apesar de 2024 ter sido um ano desafiador para a empresa, com resultados abaixo do nosso potencial, alcançamos importantes objetivos estratégicos”, disse o presidente e CEO interino do grupo, John Elkann.   

“Lançamos novas plataformas e modelos multienergia, novidades que continuarão em 2025; iniciamos a produção de baterias para veículos elétricos e tornamos operacional nossa parceria com a Leapmotor [fabricante chinesa de carros elétricos]. Estamos firmemente comprometidos em ganhar cotas de mercado e melhorar o desempenho financeiro ao longo de 2025”, acrescentou.   

A nomeação do novo CEO para o lugar de Carlos Tavares, que renunciou no fim do ano passado, está prevista ainda para o primeiro semestre. (ANSA).