SÃO PAULO, 7 JAN (ANSA) – A Stellantis, companhia resultante da fusão entre Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e PSA, fechou o ano de 2021 com crescimento de 38% em sua participação de mercado no Brasil.   

O grupo vendeu 635.538 veículos no país no ano passado, chegando a um market share de 32% em uma indústria que totalizou 1.983.741 unidades.   

Principal marca da Stellantis no país, a Fiat (431.068 carros comercializados) recuperou a liderança do mercado com uma fatia de 21,7%, o que significa um crescimento de 34% em relação a 2020. Já a Jeep (148.786 veículos) teve market share de 7,5% (+35,1%).   

A fusão que deu origem à Stellantis foi concluída em janeiro de 2021 e, desde o início, o grupo sempre declarou o objetivo de reforçar suas marcas mais poderosas, mas também de impulsionar as montadoras francesas provenientes da PSA.   

De acordo com os resultados anuais, a Peugeot e a Citroën venderam 29.412 e 23.301 carros no Brasil, respectivamente, e viram suas participações de mercado subirem para 1,5% (+118,9%) e 1,2% (+73,2%). Além disso, a RAM bateu seu recorde de vendas no Brasil, com 2.759 unidades.   

“Seria fácil apostar só nas marcas mais expressivas, como Fiat e Jeep. Mas distribuímos o foco, a organização e os recursos de forma equilibrada entre as várias marcas porque queremos crescer em todas”, disse o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, em coletiva de imprensa virtual nesta sexta-feira (7).   

“Peugeot e Citroën representam uma importante alavanca para o futuro porque partiram de um patamar muito aquém do que podem conseguir. Junto com a RAM, essas marcas podem fazer mais do que vinham fazendo”, acrescentou o executivo.   

Dos 10 carros mais vendidos no país em 2021, seis são da Stellantis, começando pela líder Fiat Strada (109.110 unidades), cuja versão quatro portas caiu no gosto do brasileiro.   

“A Strada sempre foi pioneira em inovações. Foi a primeira, por exemplo, a oferecer cabine estendida, a primeira a oferecer a terceira porta. Quando pensamos na Strada dessa geração, continuamos essa história de pioneirismo. Ela consegue os números que tem porque sempre nos preocupamos em fazer dela algo pioneiro”, disse Filosa.   

O top 10 ainda inclui Fiat Argo, em terceiro lugar (84.653), Jeep Renegade, em quarto (73.924), Jeep Compass, em sexto (70.918), Fiat Toro, em sétimo (70.911), e Fiat Mobi, em nono (65.852).   

O grupo também fez 11 lançamentos em 2021, entre novos modelos e versões, incluindo o Pulse, primeiro SUV da Fiat e que, de acordo com Filosa, pode se tornar “um dos principais carros da marca no Brasil e nos outros países”.   

América do Sul – A Stellantis também encerrou 2021 na liderança do mercado sul-americano, com 811.601 veículos vendidos, o que significa um market share de 22,9%.   

A ordem entre as marcas segue o cenário do Brasil, com a Fiat (493.251 veículos, 13,9% de participação de mercado) líder no subcontinente pela primeira vez, Jeep (169.563, 4,8%), Peugeot (88.682, 2,4%), Citroën (48.577, 1,4%) e RAM (11.965, 0,3%).   

Ainda assim, Filosa disse que é possível melhorar o desempenho na América do Sul. “Mercados como Chile e Colômbia podem representar um crescimento sustentável”, explicou. (ANSA).