A startup xAI, do magnata Elon Musk, anunciou que arrecadou 6 bilhões de dólares (30,9 bilhões de reais na cotação atual) de investidores em um mercado da Inteligência Artificial (IA) cada vez mais nutrido e interessado no desenvolvimento dessa tecnologia em expansão.

“xAI tem o prazer de anunciar… nossa rodada de financiamento Série B de 6 bilhões de dólares”, disse a empresa em uma publicação do blog no domingo.

“Os fundos da rodada serão utilizados para levar os primeiros produtos da xAI ao mercado, construir infraestrutura avançada e acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de futuras tecnologias”, acrescentou.

Essa última capitalização, que inclui investidores de risco conhecidos e um príncipe saudita, eleva o valor total da empresa a 24 bilhões de dólares (123 bilhões de reais), baseando-se em um número prévio à injeção de fundos de 18 bilhões de dólares (92,7 bilhões de reais) citada pelo próprio Musk.

Musk disse na rede X que teria “mais para anunciar nas próximas semanas”.

A última rodada de financiamento ficou principalmente nas mãos do fundo Valor Equity Partners, de Andreessen Horowitz, Sequoia Capital e Prince Alwaleed Bin Talal, entre outros.

No início desse mês, Musk disse aos investidores que planejava construir um supercomputador batizado de “gigafábrica de computação” para apoiar o desenvolvimento da xAI.

O supercomputador em questão seria “pelo menos quatro vezes o tamanho dos maiores grupos de GPU que existem atualmente”, como os utilizados pela gigante tecnológica Meta (Facebook, Instagram e Whatsapp) para treinar seus modelos de IA, segundo Musk, citado por um veículo de notícias do setor.

bur-sn/egn/de/llu/nn/dd/aa

GOOGLE

Meta

X