O décimo voo do Starship, maior foguete espacial da SpaceX, empresa de Elon Musk, deve acontecer no próximo dia 24 de agosto, de acordo com informações divulgadas pela companhia.
O voo guarda uma grande expectativa para a empresa: seus últimos dois testes falharam. Em março, a aeronave falhou apenas oito minutos após o lançamento, perdendo o controle de altitude. Na última tentativa, no final de maio, com pouco menos de 30 minutos de voo, o foguete perdeu o controle de altitude de voo e começou a fazer “manobras” rotativas no espaço.
Segundo a SpaceX, após os incidentes anteriores, “foram feitas alterações no hardware e nas operações para aumentar a confiabilidade”. Para o décimo voo, a empresa planeja implementar, pela primeira vez, carga útil no Starship.
Conheça o foguete Starship
O Starship é o foguete reutilizável mais potente desenvolvido pela Space X. O objetivo é levar a Humanidade à Lua e, depois, à Marte. A companhia diz que o foguete pode ser utilizado para transporte de até 150 toneladas de carga na Terra, com viagens de até uma hora e meia para qualquer parte do mundo.
“O Starship poderá transportar até 100 pessoas em voos interplanetários de longa duração”, diz em seu site a Space X sobre a espaçonave. “O Starship também ajudará a possibilitar a entrega de satélites, o desenvolvimento de uma base lunar e um transporte ponto a ponto aqui na Terra.”
O Starship é apelidado de “foguetão” porque é muito maior que o antecessor da Space X, o Falcon 9, de 70 metros. O irmão mais recente, no caso, mede 120 metros de altura, tem 9 metros de diâmetro e pesa 1,3 mil toneladas.
A espaçonave traz o propulsor Super Heavy (de 69 metros de altura), responsável por levar o Starship até a órbita da Terra em cerca de 170 segundos. O lançador traz 33 motores Raptor, com empuxo de 72 meganewtons (o dobro do motor da Falcon 9, o Merlin). Assim como a nave principal, o lançador pode ser reutilizado para novos voos.
Já a nave Starship tem altura de 50 metros, é equipada com três motores Raptor e mais três motores Raptor Vacuum, modelo com escape maior para maximizar a eficiência no espaço. O veículo traz também um tanque de metano líquido e outro tanque de oxigênio líquido para combustão.
*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani