Starmer fora da lista de convidados da posse de Trump, da qual Farage deve participar

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, não foi convidado para a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos na segunda-feira (20), confirmou um porta-voz de Downing Street nesta quinta-feira (16), enquanto o líder de extrema direita Nigel Farage deve comparecer.

Questionado nesta quinta-feira, o porta-voz de Keir Starmer enfatizou que “é costume nos Estados Unidos que governos estrangeiros sejam oficialmente representados por seus embaixadores em cerimônias presidenciais”.

“A embaixadora britânica (Karen Pierce) representará o Reino Unido. O primeiro-ministro parabenizou o presidente Trump por sua eleição. Estamos ansiosos para trabalhar com ele”, acrescentou o porta-voz, lembrando que os dois homens conversaram por telefone neste mês e concordaram em se reunir “o mais rápido possível”.

Tradicionalmente, nenhum chefe de Estado ou de governo estrangeiro é convidado para a posse de presidentes americanos, mas Donald Trump decidiu o contrário ao convidar líderes estrangeiros, como o presidente argentino, Javier Milei, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

Por sua vez, o líder do partido de extrema direita britânico Reform UK, Nigel Farage, indicou no início deste mês que compareceria ao evento.

Outras figuras europeias de extrema direita também anunciaram sua presença, incluindo os franceses Eric Zemmour e Marion Maréchal, assim como um dos líderes do partido alemão AfD, Tino Chrupalla.

pdh-psr/mb/aa/yr