O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou, nesta quinta-feira (10), um acordo para um intercâmbio de imigrantes com a França, que entrará em vigor nas “próximas semanas”.
“Tenho o prazer de anunciar hoje o nosso acordo para um projeto piloto sem precedentes. Pela primeira vez, imigrantes que chegam em pequenas embarcações serão detidos e depois devolvidos à França”, disse o líder trabalhista.
Ele acrescentou que, “em troca de cada devolução, uma pessoa diferente poderá vir por uma rota controlada e legal” se tiver vínculos com o Reino Unido.
Somente indivíduos “que não tiverem tentado entrar ilegalmente no Reino Unido” serão elegíveis para este intercâmbio, afirmou o primeiro-ministro britânico, durante uma coletiva de imprensa com Macron no centro de comando da Otan em Northwood, a noroeste de Londres, no terceiro e último dia de visita do presidente francês ao Reino Unido.
Na coletiva, Macron lamentou que, desde o Brexit – a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), em 2020 – tenha havido uma “incitação” à travessia do Canal da Mancha, e explicou que, desde então, “não existe mais nenhum acordo migratório com a UE”.
“Para aqueles que tentam atravessar, não existe uma rota legal alternativa de admissão, nem um mecanismo de readmissão após a travessia, e a situação atual, na verdade, cria uma incitação à travessia”, disse Macron.
Desde janeiro, mais de 21.000 pessoas cruzaram o Canal da Mancha saindo da França rumo à Inglaterra, um recorde para esse período do ano.
adm/bd/psr/mb/aa/mvv