Spike Lee, 68 anos, adiou a visita que faria ao Brasil no último domingo, 19. O diretor de cinema internacional pretendia promover seu filme, “Luta de Classes”, no Rio de Janeiro, além de visitar a Pequena África – lar histórico da comunidade afro-brasileira na Região Portuária da capital fluminense, após o comércio de escravos se tornar ilegal no Brasil em 1831 – e receber o título de cidadão honorário do estado.
Segundo informações da prefeitura, o motivo foi “um imprevisto na partida do diretor em Nova York que atrasou o horário de sua chegada”. “Para não haver cancelamento de parte da agenda, as equipes decidiram, em comum acordo, adiar a visita”, informou a Secretaria Municipal de Cultura e a Rio Filme, em nota.
Spike Lee no Brasil
Spike Lee já esteve no Rio de Janeiro em outras ocasiões. Na mais conhecida, em 1996, gravou o clipe da música “They Don’t Care About Us”, de Michael Jackson, no morro de Santa Marta.
Na ocasião, trocou declarações em tom crítico com autoridades, chegando a ser chamado de “otário” pelo chefe da Polícia Civil do Estado à época.