Após uma briga generalizada na luta entre o ex-lutador de boxe Acelino Popó Freitas e o ex-campeão de MMA Wanderlei Silva, a marca cerveja Spaten – que patrocinava e dava nome ao evento – se manifestou declarando que reprova o que ocorreu na noite de sábado, 27.
+Popó pede desculpas por briga generalizada e ataca Werdun: ‘Só faz m…’
“Acreditamos que o espírito esportivo e o respeito às regras devem sempre prevalecer. Reprovamos os eventos que ocorreram após o término da última luta, que não representam esses princípios. Continuaremos trabalhando para apoiar e elevar os valores do esporte e das artes marciais”, diz o comunicado da Spaten divulgado nas redes sociais da marca.
A briga durante o Spaten Fight Night ocorreu após o ex-campeão de MMA acertar Popó com cabeçadas por três vezes – sendo que na última, no quarto round, ele foi desclassificado formalmente pela arbitragem.
As equipes de apoio dos lutadores invadiram o ringue e iniciaram uma briga generalizada logo após o fim da luta.
Na ocasião, Wanderlei Silva foi nocauteado por um dos integrantes da equipe de Popó e teve de ser hospitalizado.
Em suas redes sociais, Fabricio Werdum, também lutador e integrante da equipe de Wanderlei, publicou uma imagem do atleta levando pontos na região do olho esquerdo. Segundo Werdum, Wanderlei teve o nariz quebrado durante o confronto.
Durante a luta, Wanderlei também aplicou alguns golpes proibidos, incluindo cotoveladas e joelhadas. Uma das cabeçadas havia feito Popó cair no ringue.
Popó foi ao microfone e pediu perdão pelo ocorrido após o fim da confusão.
Fabrício Werdum, integrante da equipe de Wanderlei, foi acusado por Popó por ser o pivô da confusão. Ele, por sua vez, se defendeu alegando que eram cerca de 20 homens da equipe de Popó contra quatro da equipe de Wanderlei Silva.
“Tinha uns vinte. Estavam eu, o Wanderlei, o Thor e o Dida. Então, para vocês entenderem, eu acho que as imagens não mentem. Foi uma reação nossa, uma reação ao ataque deles, porque eles começaram a gritar e vieram para cima”, disse.
Qual a relação da Spaten com o evento
A marca de cerveja figura como patrocinadora oficial do evento. Anteriormente, em junho de 2024, havia ocorrido a primeira edição do Spaten Fight Night, com o a luta de Anderson Silva contra Chael Sonnen, lutadores de MMA que foram rivais quando atuavam no UFC.
Mais recentemente a marca vem se aproximando do universo das lutas em decisões de marketing estratégicas – e o evento foi criado justamente para posicionar a cerveja como parceira de eventos esportivos de impacto e entretenimento, especialmente em boxe e artes marciais.
“A Spaten Fight Night é uma plataforma criada pela Spaten, que tem como objetivo mostrar que, por trás de toda luta, existe disciplina, ancestralidade e história, provando que nem toda a força é bruta”, consta no site da marca.
A Spaten é uma cerveja de origem alemã, criada em 1397 em Munique, sendo uma das mais antigas do mundo. É uma das seis cervejarias oficiais da Oktoberfest de Munique e atualmente pertence ao grupo AB InBev (Anheuser-Busch InBev), multinacional belgo-brasileira que também controla a Ambev. No Brasil, a Spaten foi relançada em 2021 pela Ambev.