Tecnologia & Meio ambiente

SpaceX lança nave de carga com provisões para a ISS

SpaceX lança nave de carga com provisões para a ISS

A missão é a 16ª da ISS para a Nasa, como parte de um contrato de longo prazo da empresa para abastecer a estação espacial internacional - GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos

A empresa privada SpaceX lançou nesta quarta-feira (5) sua nave de carga não tripulada Dragon, levando provisões, experimentos científicos e comida para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

“Tivemos um ótimo lançamento”, disse o comentarista da SpaceX, John Insprucker, enquanto o foguete Falcon 9 rasgava o céu ensolarado de Cabo Cañaveral, na Flórida, à 13h16 locais (16h16 de Brasília), levando 2.500 km de carga.

A missão é a 16ª da SpaceX para a Nasa, como parte de um contrato de longa duração para abastecer a ISS.

Seu lançamento tinha sido planejado para a terça-feira, mas foi adiado em um dia depois que engenheiros encontraram comida mofada para camundongos em um dos estudos, concebido para estudar os efeitos da microgravidade no sistema imunológico.

O alimento estragado foi substituído antes da decolagem nesta quarta.

Outros experimentos entre os mais de 250 a bordo da ISS incluem um novo tipo de alface que os astronautas vão cultivar no espaço.

A cápsula espacial Dragon, lançada nesta quarta-feira, foi usada uma vez antes, em uma missão de abastecimento em fevereiro de 2017.

Sua chegada à estação orbital é esperada para a manhã de sábado.