Um drone espacial secreto do Exército dos Estados Unidos projetado para permanecer em órbita por centenas de dias foi lançado com sucesso na noite de quinta-feira em um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX.
O lançamento na base de Cabo Canaveral, na Flórida, aconteceu às 23h50 locais (1h50 de Brasília), segundo as imagens transmitidas ao vivo pelo grupo de propriedade do bilionário Elon Musk.
O drone X-37B foi projetado pela United Launch Alliance, uma subsidiária da Boeing.
A Força Espacial dos Estados Unidos informou que a missão do aparelho, sua oitava no espaço, inclui “uma ampla gama de testes e objetivos de experimentação”, mas a duração total não foi divulgada.
“Estas demonstrações operacionais e experimentos incluem tecnologias de próxima geração, como comunicações a laser e o sensor inercial quântico mais avançado já testado no espaço”, segundo um comunicado dessa seção militar no mês passado.
“A missão 8 contribuirá para melhorar a resiliência, eficiência e segurança das arquiteturas de comunicação baseadas no espaço”, acrescentou.
Com um tamanho semelhante ao de um pequeno ônibus, o drone espacial X-37B parece uma versão reduzida dos ônibus espaciais que foram aposentados em 2011. Em missões anteriores, o X-37B realizou testes para a agência espacial americana Nasa.
O artefato tem nove metros de comprimento e cerca de 4,5 metros de envergadura.
wd/st/cjc/db/lm/am/fp