A empresa americana SpaceX fracassou nesta quarta-feira na tentativa de pousar o primeiro estágio de seu foguete Falcon 9 em uma plataforma no oceano Atlântico, após ter conseguido realizar esta manobra quatro vezes seguidas.

O segundo estágio do foguete conseguiu, no entanto, colocar em órbita dois satélites de comunicação, um da empresa francesa Eutelsat e outro da companhia ABS, sediada nas ilhas Bermudas.

No dia 27 de maio, o primeiro estágio de um Falcon 9 havia pousado com sucesso pela quarta vez, após retornar do espaço. Antes, a SpaceX tinha realizado três pousos bem sucedidos, um em terra firme, na Flórida, e dois sobre uma plataforma marinha.

O lançador de 70 metros de altura se partiu e se incendiou ao chegar na plataforma, como pôde ser visto em uma transmissão em vídeo ao vivo da SpaceX.

O diretor da empresa californiana, Elon Musk, confirmou horas depois o fracasso do pouso no Twitter.

Trata-se de um “RUD”, disse Munsk, usando uma expressão comum no meio aeroespacial que se refere a “Rapid Unscheduled Disassembly” – “desmontagem rápida não-programada”, que significa a destruição ou explosão da aeronave.

O foguete foi lançado na região de Cabo Canaveral, na Flórida, às 10h29 locais (11H29 em Brasília), e os satélites foram postos em órbita 30 minutos depois.

Foi o sexto lançamento da SpaceX desde o começo do ano.

js/vog/db/mvv