ROMA, 27 MAI (ANSA) – Pela primeira vez em nove anos, os Estados Unidos voltarão a fazer uma missão tripulada para a Estação Espacial Internacional (ISS) com o envio da cápsula Crew Dragon, da Space X, marcado para às 17h33 (horário de Brasília) nesta quarta-feira (27). A previsão é que o voo até a ISS dure entre 19 e 20 horas. O lançamento da base da Nasa no Cabo Canaveral, no entanto, pode sofrer um adiamento caso as condições climáticas não sejam favoráveis – a cidade tem previsão de chuva para a tarde. Se precisar adiar, a missão será feita no sábado (30).   

A empresa de Elon Musk enviará dois astronautas norte-americanos, Doug Hurley e Bob Behnken, através do foguete Falcon 9. A rampa usada será a histórica 39/A, de onde partiram as famosas missões Apollo para a Lua e depois as do programa espacial Shuttle, encerrado em 2011.   

A ação será a primeira de grande porte do acordo firmado entre a Nasa e empresas privadas do setor, como o caso da Space X e da Boeing. Atualmente, o envio de astronautas para a ISS tem sido feito na base de Baikonur, no Cazaquistão, através da nave espacial Soyuz. Tanto norte-americanos, como europeus, partem e chegam no local há nove anos. (ANSA)