Em meados de junho de 2021, um salão de beleza, localizado no centro de Araraquara, no interior de São Paulo, instalou um outdoor com três modelos brancas e uma negra. No dia 31 de dezembro, o painel que traz a mensagem “transforme toda forma de beleza” amanheceu com uma pichação racista que dizia: “Já falei, tira essa macaca do meio das mulheres bonitas”. As informações são do O Globo.

Durante uma entrevista à Rádio Morada, de Araraquara, a dona do estabelecimento, identificada apenas como Érica, relatou que essa foi a terceira pichação racista.

“A primeira vez foi há seis meses, quando escreveram na lona de caneta, mas a gente sempre optou por ignorar. Apagava e depois aparecia novamente. Até que no último dia do ano eles fizeram dessa forma, maior e mais evidente, e a gente não aguentou mais.”

Para Érica, as ofensas foram escritas pela mesma pessoa, pois a frase se repetia, com pequenas variações. A anterior dizia: “Três mulheres lindas e uma macaca no meio”.

“Estamos levando a público agora, nunca quisemos dar Ibope para isso. A gente fica com receio de que aconteça outra coisa diferente e também dos clientes que podem se deparar com isso em frente ao estabelecimento”, disse.

Érica ressaltou que há dois anos decidiu dar ênfase e valorizar essa proposta de diversidade.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias