SÃO PAULO, 18 SET (ANSA) – Tapete vermelho, premiações, atores e atrizes desfilando sob os olhos atentos de fotógrafos e fãs.   

Essa é a imagem de um típico festival internacional de cinema.   

Mas três italianos radicados em São Paulo decidiram criar um festival que vai além do glamour e da agenda cultural.   

Originários de setores diferentes, o economista Francesco Paternò, o executivo de multinacionais Antonio Sgrò e o ex-presidente da Cinecittà Alessandro Battisti se uniram em nome de uma paixão em comum, o cinema.   

O trio criou o Italian Film Fest, um festival de cinema que visa à promoção da cultura, mas também da indústria cinematográfica italiana e brasileira, através de exibições gratuitas em salas de cinema, sessões especiais para escolas, workshops para profissionais do setor e debates abertos ao público sobre temas da atualidade.   

O evento, que neste ano chega à segunda edição, acontece entre os dias 24 a 30 de setembro na capital paulista, reduto de imigrantes italianos. A cerimônia de abertura está prevista para às 19h, no Unibes Cultural, com a exibição de “A Verdade Está no Céu” (2016), de Roberto Faenza.   

“O objetivo é simples: promover e divulgar os melhores longa-metragens, mas também uma gama de produções audiovisuais, como documentários e animações. Tudo isso exibido de maneira gratuita nos cinemas, porque a cultura não pode ser privilégio de poucos”, disse Sgrò à ANSA.   

“O nosso público é feito de pessoas que amam o cinema, não de pessoas que vão a uma festa. O festival começa às 11h da manhã e vai até às 22 da noite. Assistimos aos filmes, discutimos, conversamos…”, afirmou Paternò. Ao longo da semana, serão exibidos 10 longa-metragens, três filmes de animação, quatro documentários e dois curta-metragens (confira abaixo a programação completa).   

Pelas manhãs, as sessões serão dedicadas às escolas e universidades de São Paulo. Depois, começam as exibições ao público. No período da noite, estão previstos dois debates: um sobre a condição feminina no cinema e o movimento #MeToo, com participação das cineastas Fernanda Pessoa e Tatiana Lohmann, no dia 27 de setembro, às 18h30, no Unibes Cultural, e outro sobre a relação entre cinema e televisão diante do crescimento dos serviços de streaming, na sexta-feira (28), às 17h.   

O workshop aos profissionais da área, no dia 26 às 11h, abordará a relação entre o cinema italiano e o brasileiro, com representantes da Associazione Nazionale Industrie Cinematografiche Audiovisive Multimediali (Anica), do Ministério do Patrimônio Cultural da Itália (Mibac), da Agência Nacional do Cinema (Ancine), da SP Cine e do Centro Sperimentale di Cinematografia (SCS).   

Para os produtores e distribuidores, também haverá o “Italian Corner”, um espaço com informações do setor na Itália, com possibilidade de network e apoio bilíngue. Além dos filmes, o Italian Film Festival traz para São Paulo uma mostra fotográfica concedia pelo Centro Sperimentale e pela Cineteca Nazionale que homenageia a atriz italiana Monica Vitti, a mais premiada do país. Outro homenageado do evento será o diretor, produtor e roteirista Carlo Vanzina, morto em 8 de julho, e o qual será representado em São Paulo pelo seu irmão Enrico Vanzina.   

Como convidada de honra, o festival trará a atriz Maya Sansa, que atuou em filmes de Marco Bellocchio e Carlo Mazzacurati, e é considerada uma das “novas ícones do cinema italiano”.   

“Diante disso tudo, podem, e devem, nascer oportunidades de trabalho e de troca. O nosso cinema, a cultura, em geral, são nossos melhores embaixadores”, afirmou Battisti. Confira a programação: Dia 24/9: 11h – “Os Sonhos”/ 19h – Cerimônia de abertura do festival e homenagens/ 20h – “A verdade está no céu” Dia 25/9: 11h – “O núcleo”/16h- “Gato Cinderela”/18h – “Tito e o Pássaro”/20h – “O que você quiser” Dia 26/9: 11h – Workshop/14h: “Interminável como o espaço”/16h: “Uma história de amor e fúria”/18h: “Loucura abençoada”/20h: “Um gato no anel viário” Dia 27/9: 18h30: Debate “A condição feminina no cinema”/20h: “O que você quiser” Dia 28/9: 11h: “Uma olhada na Terra”/13h: “Amor e submundo”/17h: Debate “A relação entre a TV e o cinema”/18h30: “Minha filha”/20h30: “A ternura” Dia 29/9: 11h: “Tito e o pássaro”/18h: “Gato cinderela”/ 20h: “Histórias que nosso cinema (não) contava”/Dia 30/9: 11h: “Aventura”/ 14h: “Os sonhos”/18h: “Gaia – Viagem de Pulcinella na Amazônia”/ 19h: Cerimônia de encerramento e homenagem Serviço: 2º Italian Film Festival Local: Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo Data: de 24 a 30 de setembro Site: https://italianfilmfest.com.br (ANSA)