A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo lançou na quarta-feira (17), Dia Internacional contra a LGBTfobia, o edital +Orgulho, que contempla produtores e coletivos culturais da comunidade LGBTI+. Serão R$ 750 mil de investimento, geridos pela Amigos da Arte, organização social vinculada à pasta. O +Orgulho promove as paradas e outras ações do gênero na capital, litoral e interior do estado.

A chamada pública do +Orgulho ficará aberta para o cadastramento de projetos até 2 de junho. Os proponentes podem ser pessoas físicas ou jurídicas e devem se inscrever pelo site www.amigosdaarte.org.br.

O edital selecionará 30 projetos para a promoção de paradas no interior e litoral do estado de São Paulo. Cada contemplado poderá escolher como vai utilizar o recurso, se para o pagamento do trio já plotado com a identidade visual da parada ou para o cachê de atrações artísticas.

A publicação da chamada foi um dos nossos primeiros desafios à frente da Amigos da Arte e estamos muito empenhados em trabalhar em benefício da descentralização da cultura, conforme orientação da secretária Marília Marton”, disse Glaucio Franca, que assumiu a direção-geral da Amigos da Arte na última semana. “Na quinta-feira (11) tive uma reunião para escutar as principais demandas do setor LGBTI+, uma conversa que foi bastante importante para o desenho deste edital”.

O resultado dos selecionados será divulgado em 12 de junho, dia seguinte à realização da 27ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ em São Paulo, maior evento de protagonismo de travestis, pessoas transgêneros binárias e não binárias da América Latina, e tido como um dos mais concorridos e aguardados do ano na capital paulista.

Dia Internacional contra a LGBTfobia

O Dia Internacional contra LGBTfobia é celebrado no dia 17 de maio desde 2005. A data comemora a decisão de retirar a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990.