A publicitária Fernanda Calvi Anic, de 35 anos, foi multada por ter buzinado durante uma carreata em protesto contra o governo Jair Bolsonaro (sem partido), no dia 29 de maio, em Peruíbe, litoral de São Paulo. A notificação da multa foi enviada para ela na última terça-feira (13).

Em entrevista ao Uol, Fernanda afirmou que a manifestação ocorreu no período da manhã e foi autorizada pela prefeitura da cidade. Ainda de acordo com a publicitária, dezenas de pessoas participaram do ato de carro passando pelas principais vias da cidade com cartazes e faixas, além do tradicional buzinaço.

“Saímos cedo, nos preparamos para isso, a prefeitura autorizou. Fomos acompanhados (na passeata) por policiais e agentes municipais. Quando chegamos perto da rodoviária, vi que havia algumas viaturas da PM posicionadas. Cheguei a pensar na hora se iriam nos multar, porque estavam com os talonários nas mãos. Mas deixei para lá, porque achei que era algo impossível de acontecer”, explicou.

No entanto, Fernanda acabou recebendo um aviso de infração de trânsito por ‘uso da buzina em carreata’, segundo o documento. “Eu fiquei indignada. Não havia hospital por perto, nem escolas. Todo mundo estava buzinando na carreata, era algo previsto”, disse ao Uol.

Conforme Fernanda, ela irá recorrer da multa. “Mas não estou segura se irei ganhar essa. Mas de uma coisa estou certa. Esse governo não vai nos intimidar. Não podemos nos calar e ficar passivos diante dessas arbitrariedades”, afirmou.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias