Nesta terça-feira (21), viralizou nas redes sociais um vídeo em que mostra um professor de História vestido com traje que remete à Ku Klux Klan (KKK) circulando pelo pátio da Escola Estadual Amaral Wagner, em Santo André, no ABC Paulista. Devido à grande repercussão, o docente foi afastado pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. As informações são do UOL.

O caso ocorreu no dia 8 de dezembro, durante o último dia da Semana Temática e da Olimpíada, no qual os alunos do terceiro ano se fantasiaram para participar de um desfile.

“Um professor de História, sem o conhecimento do Grêmio, da Atlética, ou da escola, se vestiu com uma fantasia que fazia alusão ao grupo terrorista Ku Klux Klan. No mesmo instante que o professor adentrou a quadra, local onde ocorreria o desfile com tal vestimenta, foi vaiado e retirado da quadra pelos estudantes e membros do Grêmio e Atlética que estavam presentes na hora do ocorrido, tirando a fantasia e foi encaminhado à direção escolar”, disse em nota.

Após o episódio, Wagner Luiz Bonifácio do Santos, diretor da escola, ressaltou durante uma reunião do Conselho de Classe a importância de inserir temas sobre ações antirracistas no currículo escolar. Segundo ele, a partir de 2022 esses assuntos serão introduzidos “de forma gradual e contínua em nossos projetos permanentes”.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias