A quantidade de multas por uso de celular ao volante, em porcentagem, em relação ao total de infrações registradas dobrou no primeiro semestre deste ano no estado de São Paulo. Ao todo, foram 140.451 multas autuadas pelos dados do Detran-SP.

A estatística indica uma multa a cada dois minutos, o que representa 12,6% do total de infrações registrada no período de seis meses em comparação com anos anteriores.

Classificada como infração gravíssima, a multa por uso de celular ao volante resulta em sete pontos na Carteira Nacional de habilitação (CNH) e um custo de R$ 293,47.

Dos mais de 140 mil registros, 77,7% (109.121) foram de multas na capital paulista. Apesar do aumento, o Diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP, Juan Sanchez ressalta que houve um aumento no número de medidas para fiscalizar este tipo de infração no trânsito.

“Ainda assim, esse aumento de autuações pelo uso de celular nos preocupa. Nas próximas campanhas de educação de trânsito, a gente vai trazer esse assunto para que, cada vez mais, o motorista entenda que fazer uso de celular enquanto estiver dirigindo é algo lamentável, que não pode acontecer, por uma questão de cidadania”, diz Sanchez à Folha de S. Paulo.