Durante o feriado de Tiradentes, na sexta-feira (22), uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial na rua Mateus Grou, no bairro de Pinheiros (SP), registrou o momento em que pedestres foram roubados por motoqueiros disfarçados de entregadores de aplicativo. As informações são do UOL.

As ações flagradas aconteceram no mesmo dia. O modus operandi dos criminosos é parecido: o motoqueiro estaciona, aborda as vítimas e depois as persegue pela rua.

Primeiro assalto

O primeiro assalto aconteceu às 7h47. Um motociclista com a bag (mochila) do iFood passou pela rua Mateus Grou e avistou um rapaz que estava passeando com o seu cachorro e mexendo no celular.

Então, o motoqueiro abordou o homem e apontou um objeto para ele. Nesse momento, o criminoso chutou as pernas da vítima. Depois, o rapaz conseguiu fugir, atravessou a rua e arrastou o seu cachorro pela coleira.

O bandido ligou a moto e começou a perseguir a vítima. Inclusive, subindo na calçada.

Segundo assalto

A segunda ação registrada pelas câmeras de segurança ocorreu às 21h37. Um motoqueiro estava sentado em cima da moto estacionada e observou um casal andando pela rua. Em um determinado momento, ele sacou um objeto da cintura e os ameaçou.

O criminoso pegou o celular que estava na mão de uma das vítimas. Nesse momento, o casal decidiu sair correndo pela rua. O bandido então ligou a sua moto e começou a persegui-los.

Infelizmente, esses não foram os únicos casos. O número de assaltos praticados por falsos entregadores de aplicativo tem crescido na cidade de São Paulo. Os bandidos, geralmente armados, colecionam cada vez mais vítimas. A disparada dos casos fez com que, em março, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) procurasse a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) para tratar do assunto.

Procurada, a SSP-SP relatou que não foi informada sobre as duas últimas ocorrências na rua Mateus Grou.