Um idoso de 89 anos foi atacado por um enxame de abelhas e levou mais de 100 picadas na quarta-feira (1º), no Guarujá, no litoral de São Paulo. De acordo com parentes de Antonio Sebastião Sobrinho, o ataque ocorreu de manhã após ele parar em uma banca para comprar jornal. As informações são do G1.

Segundo testemunhas, o aposentado caiu no chão devido à quantidade de ferroadas. Ele foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por um morador que passava pelo local. Em entrevista ao G1 a sobrinha de Antonio, a professora aposentada Iracema Maria Dias Chaves, contou que o tio passou quase 14 horas na unidade de saúde.

“Ele ficou até umas 14h na unidade, porque tinha que tirar todos os ferrões e está com a boca toda inchada. Ele estava de máscara e ela ficou cheia de abelhas”, afirmou Iracema ao G1. Após ser medicado, ele recebeu alta e foi para casa.

De acordo com o G1, esse é o terceiro incidente envolvendo abelhas nesta semana. Em nota, o Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá (GDA) e a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informou que o planejamento para a retirada segura da colmeia está pronto desde segunda-feira (29).

No entanto, é necessário que haja a estabilização do clima para a retirada das abelhas. A Semam ressaltou que o processo de retirada, na verdade, é uma transferência da colmeia para uma área segura, e não apenas a destruição dela.