SP: Idosa tem rosto ‘comido’ por tumor maligno e neta aponta negligência médica

SP: Idosa tem rosto

O rosto de Terezinha Marangoni de Souza, uma idosa de 83 anos, moradora de Praia Grande, no litoral de São Paulo, vem sido “comido” por um tumor maligno. Isso é o que aponta a neta dela, Luana de Souza Azevedo, de 41 anos, que culpa uma médica pela situação de sua avó. A informação é do G1.

A família de Terezinha está à procura de atendimento público para o tumor maligno que ela tem na face. A idosa, que sente muitas dores no rosto devido à lesão, ainda não conseguiu realizar uma cirurgia ou dar início a um tratamento adequado para seu problema de saúde.

A neta da paciente apontou negligência médica por parte da médica que operou sua avó um tempo após a ferida ter surgido, há mais de dois anos.

“A médica que operou minha avó não poderia ter operado. Ela desconfiou que era câncer e fez uma cirurgia de limpeza sem ter a biópsia, e isso agravou a ferida”, afirmou Luana.

Com a lesão de Terezinha mais exposta, era a neta quem tinha que realizar os curativos e limpeza do ferimento. Segundo Luana, a médica disse que faria uma “gambiarra” para diminuir a dor que a paciente estava sentindo. “No retorno, após a cirurgia, a médica disse que não poderia fazer nada pela minha avó”, falou ela.

Terezinha foi diagnosticada com carcinoma epidermóide, um tipo de tumor maligno epitelial e vegetal. Além disso, ela depende de cadeiras de rodas para se locomover e tem histórico de acidente vascular cerebral (AVC). A idosa está na fila de procedimentos oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS), mas o tratamento continua inexistente na rede pública da cidade em que mora.