SP: França diz que Haddad não quer concorrer a governo em 2026 e se coloca na disputa

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), afirmou nesta quarta-feira, 26, que se sente apto para disputar as eleições ao governo do Estado de São Paulo em 2026.

O pessebista afirmou ter conversado com Fernando Haddad, ministro da Fazenda, que o relatou não ter interesse em concorrer novamente ao cargo. “Na eleição passada, o presidente Lula me pediu e eu então abri para que Haddad fosse o candidato. Dessa vez, como Haddad me disse que não gostaria de disputar, eu me sinto apto“, disse França em entrevista ao canal CNN Brasil.

+Lula diz que já definiu substituto de Padilha, mas ainda vai conversar com escolhido

O ministro, que governou o estado entre abril e dezembro de 2018, depois de assumir o cargo com a renúncia de Geraldo Alckmin (então no PSDB, hoje no PSB e vice-presidente da República), afirmou não ter receio de concorrer à cadeira mais alta do Palácio dos Bandeirantes contra o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Acho que ele pode ter seus méritos, mas ele representa um tipo de pensamento e eu represento outro tipo de pensamento”, afirmou.

França disse ainda não ter certeza se o atual chefe do Executivo paulista vai disputar as eleições em São Paulo, dado a incerteza de Jair Bolsonaro (PL), inelegível, ser o nome da direita para o pleito presidencial de 2026. “Vai haver uma pressão muito grande agora no Bolsonaro para que ele decida antecipadamente e decida pelo Tarcísio, que é o candidato evidentemente mais forte do campo adversário para uma eleição presidencial”, concluiu o ministro.